Sociologia
Wallace Silva Linhares
Prof. Jaqueline Alves Souza
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Sistemas de Informação (Inf41)-Sociologia
17/10/11.
RESUMO
Este trabalho visa o esclarecimento de questões como a diversidade das culturas e dos povos, a diferença de informação e conhecimento, consumismo e como somos influenciados por uma sociedade cada vez mais consumista.
Palavras-chave: conhecimento;informação;sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Em virtude da busca pelo conhecimento, o homem começa a perceber suas capacidades racionais para trazer à tona grandes questões como comportamento da natureza, animais, teoria racional sobre o surgimento do mundo.
Diante de tais pensamentos, a cultura teocêntrica começa desaparecer e a dar espaço para a cultura antropocêntrica, em outras palavras, o homem deixa de atribuir todos os fatos que ocorreram ou que ocorrem à uma figura divina, superior e transcedental e passa a deixar o homem como centro do universo, onde as coisas são explicadas pela razão e não pela fé.
Depois dessa transformação do homem teocêntrico pra antropocêntrico, o homem passa a perceber a necessidade de estudar o homem como uma sociedade em vez do homem como individuo. Surge então a sociologia, por volta dos séculos XV e XVI, que veio para entender como um grupo de pessoas deve agir, comportar-se, conviver diante de uma sociedade bem constituída.
2 DIVERSIDADE CULTURAL
Para Machado (2002, p.24), o conceito de cultura pode ser relacionado aos seguintes pontos:
1) Acultura determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações.
2) O ser humano age de acordo com os seu padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados ao longo do processo evolutivo por que passou.
3) A cultura é um meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Para tanto, em vez de modificar o seu aparelho biológico, o homem altera seu aparelho superorgânico.
4)