bullying
Uma investigação mais detalhada sobre o histórico escolar de estudantes que estão constantemente envolvidos em algum tipo de conflito escolar, tipo bullying, pode revelar se há ou rendimento na aprendizagem, percebendo-se um alto índice de notas baixas, repetência e evasão no caso da escola pública.
O orientador educacional pode atuar no sentido de oportunizar aos alunos a criação de regras de disciplina para suas classes, não se esquecendo de comparar com as regras gerais da escola, para que não haja incoerências, permitindo aos alunos que busquem soluções para modificar o comportamento e o ambiente.
Quando ocorre o bullying o orientador educacional precisa estar preparado para impor respeito entre os alunos e deixar explícito que este tipo de comportamento não é aceito na escola, procurando conscientizá-los da gravidade da atitude. Cada vez que o orientador educacional não prestar atenção e fazer de conta que nada está acontecendo, as situações envolvendo o bullying ficarão pior.
Sabe-se que não existem soluções mágicas para se combater o bulliyng, pois se trata de um problema complexo, porém cada escola com seus orientadores educacionais necessitam desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo, porque o quanto mais cedo o bulliyng cessar, melhor será o resultado para todos os alunos.
Por isso que, a estratégia ideal é o orientador educacional intervir tão logo seja identificado a existência de bulliyng na escola, mantendo uma atenção permanente sobre isso. A única maneira de se combater o bulliyng é por intermédio da cooperação de todos os envolvidos.
Nos casos envolvendo o bullying, o orientador