Bullying
FABIANA PANTOJO BOTEGA
GISELE DOS SANTOS ANDRADE
BULLYING
“Temos que ter em mente que é na aurora de nossa vida que devemos aprender a não tolerar qualquer tipo de violência, de preconceito e de desrespeito ao próximo”.
(Ana Beatriz Barbosa Silva)
RESUMO
O Bullying é um fenômeno antigo, mas que ganhou espaço em nossa sociedade de forma indesejada. Ele se caracteriza por ações repetidas e violentas contra uma ou mais pessoas que não tem capacidade de defesa. Sua maior incidência é dentro da escola, mas quando não detectada a tempo, ultrapassa os muros da instituição escolar e se reflete na sociedade, inclusive no ambiente de trabalho. O Bullying causa sérias consequências, principalmente, para as vítimas, levando-as a problemas psicológicos e psicossomáticos e, em casos mais graves ao suicídio ou homicídio.
Trazemos informações importantes e úteis sobre suas características e formas de reconhecer e lidar com as ocorrências de Bullying. Visamos uma atenção maior, por parte dos educadores, pais, alunos e sociedade em geral, para os efeitos devastadores que esta prática causa a todos os envolvidos. Desejamos que nosso trabalho possa contribuir para a diminuição deste fenômeno, e com a conscientização e empenho de todos possamos mudar esta realidade que assola nossa sociedade nos dias atuais.
PALAVRAS – CHAVE: Bullying. Sociedade. Bullie. Consequência.
ABSTRACT
Bullying is an old phenomenon, but gained ground in our society so unwanted. It is characterized by repeated and violent actions against one or more persons who have no ability to defend. Its highest incidence is in school, but when not detected in time, beyond the walls of the school and is reflected in society, including in the workplace. Bullying causes serious consequences, especially for the victims, leading them to psychological and psychosomatic problems and, in severe cases of suicide or homicide.
We bring important and useful information about