Resumo cidadão Kane
Lançado em 1941, Cidadão Kane de Orson welles, é considerado o melhor filme de todos os tempos. Ele apresenta avida do magnata da imprensa Charles Foster Kane sob pontos de vista de diversos personagens, a obra critica a mídia e o capitalismo americano.
O filme se inicia com a morte do jornalista milionário Charles Kane, que segundos antes de sua morte pronuncia sua ultima palavra “Rosebud”.
A partir daí, um grupo de jornalistas chega à conclusão de que a palavra deva ter um sentido muito importante para o milionário, por ser a ultima palavra pronunciada por ele. Com o intuito de descobrir o significado da palavra misteriosa os jornalistas iniciam uma investigação sobre a vida de Kane.
A vida de Kane é contada por fragmentos de historias lembradas por seus velhos conhecidos e amigos enquanto são entrevistados por um repórter que deseja descobrir o significado da misteriosa palavra.
A historia de Kane muda quando sua mãe, dona de um simples pensionato recebe de um pensionista como pagamento as escrituras de uma mina supostamente vazia. A mina na verdade estava repleta de ouro, isso fez com que a família de Charles ganhasse uma fortuna incalculável.
A mãe de Kane abre mão do convívio de seu filho para que ele seja educado e moldado para ser um magnata por um grupo de empresários.
Após ter idade para obter controle sobre sua fortuna Kane decidi comprar um modesto jornal, e vira um jornalista implacável.
Sua fama aumenta junto com a de seu jornal, e assim ele passa a viver cercado de luxo. Já durante a sua velhice o magnata manda construir para si uma enorme mansão, que ele batiza de Xanadu. Ele vive lá durante alguns anos com a sua segunda esposa. Após a separação ele continua vivendo isolado na mansão até sua morte, tendo como companhia apenas sua coleção de estatuas e seus empregados.
Após muita investigação e muitas historias contadas, o jornalista chega a conclusão que o mistério de “Rosebud” não seria solucionado.