Resumo do documentário "Muito além do cidadão Kane"
FICHA TÉCNICA
Título original: Beyond Citizen Kane.
Lançamento: 1993 (BRA).
Direção: Simon Hartog.
Duração: 93 min.
Gênero: Documentário.
Sinopse: É um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias da Rede Globo de Televisão (Roberto Marinho) e das demais emissoras de TV aberta do Brasil com o cenário político brasileiro.
Em meio aos bombardeios de informações que recebemos diariamente, quantas pessoas param para refletir sobre o nível e veracidade da informação que está diante de seus olhos/ouvidos? Será que estamos atentos às intenções e as más-intenções que são advindas dos meios de comunicação e que, em muitas vezes, aceitamos de modo passivo?
Através do documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, nós conseguimos perceber que as respostas a estas perguntas são totalmente negativas.
Esse documentário denuncia o monopólio da informação e do uso político deste, exercido no Brasil pela mídia em geral e pela Rede Globo em particular. O título busca associar Roberto Marinho – então presidente da Rede Globo -, ao personagem de Orson Welles, protagonista do filme “Cidadão Kane”. Inspirado na vida de um magnata do jornalismo norte americano, Kane manipulava informações e exercia seu poder transitando entre política e imprensa. História bem semelhante a da mídia brasileira.
O documentário propõe essa reflexão e aponta como a criação da Rede Globo foi mais do que uma simples concessão pública, pois fazia parte do projeto de “modernização e integração nacional” da ditadura militar, contando, é claro, com o apoio de capital norte-americano. De certa forma, se outras oligarquias apoiavam a ditadura, a Rede Globo era a ditadura, ou pelo menos, seu departamento de propaganda. O regime militar nunca precisou censurar a Rede Globo.
Na obra destacam-se alguns momentos simbólicos da interferência da Rede Globo na vida política brasileira: a