Bullying
Mesmo que o bullyng ocorra geralmente no ambiente escolar não se pode esquecer que a família é a base de tudo. Pesquisas revelam que crianças que presenciam situações de violência dentro de casa tendem a reproduzir esse comportamento ou, pelo contrário, tornam-se vítimas propensas a sofrer com o bullying. Por outro lado, crianças que possuem uma autoestima elevada e facilidade de relacionamento social dificilmente deixam-se impressionar por intimidações. Portanto, a família deve usar palavras positivas , estimular o fortalecimento da rede de amizades da criança e participar dasconquistas pessoais, tudo isso criará uma sensação de segurança e proteção para a criança.
A família também precisa estar presente nas escolas, cobrando e participando da rotina da criança pois enquanto uma criança “tira de letra” determinada situação, para outra é extremamente constrangedora.
A escola deve adequar o ambiente escolar para reduzir o bullying e valorizar a diversidade. Medidas para esclarecer o que é o bullying também devem ser realizadas. E é fundamental que a escola aja como um facilitador entre pais e alunos para encaminhar, orientar e resolver a questão. Um dos fatores que agrava ainda mais o problema é a omissão de professores e dos profissionais do ambiente estudantil. Não só os professores mas todos os funcionários das escolas deveriam ter preparação de ordem psicológica para aprender a lidar com o bullyng no ambiente escolar.Aponta-se a discussão entre estudantes e professores como a melhor arma para combater o bullyng, isso pode ocorrer por meio de palestras, reuniões com depoimentos de pessoas que já foram vítima do bullyng e elaboração de cartazes sobre o tema.
È preciso que as escolas preparem os alunos para reagirem ao bullyng da seguintes maneiras:
-Quando ouvir uma brincadeira de que não goste, diga de imediato que não gostou e não quer que continue;
- Se continuar, tome providências. Conte logo o que está