Bullying é uma situação que se caracteriza por
O que os pais podem fazer para prevenir o Bullying?
Fique conectado com seu filho. Quanto mais você souber sobre seus amigos e os detalhes sobre seu relacionamento com os colegas, mais fácil será fazer a detecção de qualquer alteração nas interações sociais da criança.
Converse com seu filho todos os dias específicamente sobre assuntos relacionados a escola e as atividades do dia, como: com quem a criança tomou seu lanche ou qual foi a pior parte do seu dia. Essa é uma forma importante de estabelecer uma boa comunicação com seu filho para que ele saiba que pode contar com seu apoio quando houver algum problema.
Dê um bom exemplo:
Você tem o hábito de rir de outras pessoas ou falar mal delas na frente do seu filho? Alguma vez você já foi rude ao falar com um garçom no restaurante ou balconista de loja?
Mesmo que você ache que seus filhos não estão ouvindo e observando seu comportamento, o fato é que as crianças aprendem muito sobre como se comportar observando seus pais.
Enquanto muitos pais supõem que o bullying nas escolas é um problema que ocorre apenas no ensino médio, o fato é que as escolas e os pais devem tomar medidas para prevenir e acabar com o bullying desde cedo, no jardim da infância e ensino primário.
Ao ensinar as crianças sobre o que é bullying e os fatos sobre como e por que é prejudicial, os professores e os pais podem definir bases importantes para acabar com o comportamento (bullying) antes mesmo de começar.