A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a
Sendo a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da cultura. A existência de uma biblioteca escolar dotada de acervo diversificado que atende às necessidades e interesse do corpo docente e discente.
Quando se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
É na escola, pela mediação do professor e com a ajuda do livro didático que os estudantes aprenderão a ler, a escrever e a enxergar sua própria realidade e a realidade do outro. Essa relação é essencial ao jovem, que pelo contato e exploração de diferentes textos e por meio de ações intermediadas, o aluno passará a interagir com seus pares, a produzir um conhecimento partilhado e com isto consegue representar oralmente e por escrito, sobe vários registros verbais, seu pensamento, sua experiência prévia de vida e seu conhecimento coletivo de mundo.
A leitura é uma atividade que depende de processamento individual, mas se insere num contexto social e envolve disposições atitudinais, capacidades relativas à compreensão, à produção de sentidos. A leitura abrange, portanto, capacidades necessárias ao processo de alfabetização e até habilitam o aluno à