Bullying
SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR
BULLYING
Acadêmicos: Ana Paula Santana
Carlos Eduardo Rodrigues Vanrandorave
Eliane Paula da Silva
Izabela da Silva e Souza
Larissa Conde Matos
Moisés Felício Cassiano
Rosilaine Cristina Librelon Pereira
MATIPÓ
2011
FACULDADE UNIVÉRTIX
SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR
BULLYING
Trabalho apresentado ao curso de Educação Física da Faculdade Univértix à Professora Janine Lopes Carvalho na disciplina Dimensões e Bases do Desenvolvimento Humano III.
MATIPÓ
2011
Introdução
Trata-se de um fenômeno mundial que vem tomando espaço nas mídias. É uma nova forma de violência que já existia desde os tempos antigos, porém recebe hoje um novo nome, BULLYING, para caracterizá-lo.
Com esse trabalho pretendemos abordar as características que envolve o ambiente onde ocorre o bullying, como os agressores escolhem suas vitimas e quais as consequências para as pessoas que sofrem, e para as que praticam bullying.
Bullying
O que é Bullying?
As pesquisas sobre bullying são recentes e ganharam destaque a partir dos anos 1990. Estudos indicam que a prevalência de estudantes vitimizados varia de 8 a 46%, e de agressores, de 5 a30%.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos, contra um ou mais colegas. O Bullying sempre teve presente na escola com menor intensidade que nos dias atuais, com menor destaque na mídia, mas sempre houve situações em que alunos perseguiam, e mal-tratava os considerados inferiores.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Estudos mostram que as “brincadeiras de mau gosto” antigamente, hoje denominadas bullying, podem trazer sérios danos as crianças, entre eles