bullying uma violencia oculta
Resumo
O presente artigo vem discutir o bullying que está sendo caracterizado como um conjunto de comportamento que o aluno pratica de diversas formas, tais como violência física e psicológica além de atos que passam da simples intimidação a ataques físicos. Os debates sobre este assunto ainda são recentes, apesar de tais manifestações ocorrerem a muito tempo no ambiente escolar. Tão forte e tão carregado de histórias marcantes, o bullying só poderá ser controlado se nós, sociedade integral, o conhecermos. Nada pode ser feito a favor daqueles que sofrem se a raiz do problema não for exposta para dar controle e auxílio aos que o praticam. O estudo sobre o tema bullying surgiu devido o aumento da agressividade entre crianças e adolescentes. No decorrer do artigo abordaremos o bullying escolar e suas características agressores/agredidos. Na seqüência apresentamos a pesquisa de campo quanti-qualitativa para verificar a presença de bullying na escola.
De acordo com os gráficos da pesquisa realizada apresentaremos resultados de como os alunos lidam com o bullying no seu cotidiano escolar buscando entender o fator da violência enquanto fenômeno desencadeado por indivíduos dentro da escola, identificando as diferentes faces da violência e como esta tem se apresentado com maior evidência. Investigou os tipos mais utilizados de bullying e a frequência com que ocorrem por sexo. No decorrer da pesquisa constata-se a complexidade dos fatos, que atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade decorrentes de problemas familiares e/ou sociais.
Palavras-Clave: Violência, bullying, escola.
1. INTRODUÇÃO
O bullying é um problema que tem afetado as relações de convivência e assim o processo de ensino-aprendizagem, essa prática de violência que vem acontecendo no interior de Escolas, atrapalha a aprendizagem de conhecimentos necessários a formação de cidadãos compromissados com a sociedade em que vivem. O motivo