Bullying em sala de Aula
Jonathan A.
João Victor Fernandez
Ederwan
Todos desejam que as escolas sejam ambientes seguros e saudáveis, onde as crianças e adolescentes possam desenvolver ao máximo os seus potenciais intelectuais e sociais. Porém, a violência vem invadindo as instituições escolares
, atualmente sob o nome de ‘Bullying’, que são atitudes ofensivas, comentários maldosos, agressões físicas ou psicológicas, transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro transtorno para o processo de aprendizagem. Nas salas de aulas é normal existir entre os alunos, diversos tipos de conflitos e tensões.
Existem também várias outras interações agressivas, que ocorrem quando o aluno quer se divertir ou como forma de auto-afirmação, mostrando ser mais forte que os outros colegas.
Bullying entre professor e aluno
• Pesquisas relatam que é grande o numero de professores vitimas do bullying em sala de aula, sendo a maioria mulheres. Muitos são perseguidores, humilhadores, assediados sexualmente; moralmente ameaçados, não com agressões físicas, mais com avisos apavorosos em relação a seus pertences.
• Bullying DIRETO e INDIRETO !
O que fazer se estou sofrendo bullying ?
• . Não reaja : “Eles querem saber se a provocação deu certo” .
• . Não revide : Em vez de resolver o problema , a vingança só ira piorar a situação .
• . Conte para alguém : De acordo com uma pesquisa , mais da metade das vítima de bullying não contam para ninguém (com vergonha) ou por medo de uma vingança .
Papel da Escola
A escola precisa capacitar seus profissionais para a observação, para que os mesmo possam identificar, diagnosticar e saber intervir nas situações do bullying ou até mesmo aos encaminhamentos corretos, levando o tema à discussão com toda a comunidade escolar e traçar estratégias que sejam capazes de fazer frente ao mesmo.