relat rio exemplo positivo
DADOS IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – parte superior da folha
Experimento nº:01 Tema: Modelagem pressionar a barra
Nome dos observadores: Letícia
Semestre/ Turma: 1º ou 2º.
Nome do Sujeito: Sniffy.
Data da realização do experimento: 10/02/2014.
Descrição dos comportamentos do sujeito observados durante o experimento:
Neste exercício o sniffy deverá ser modelado a pressionar a barra do comedouro sozinho, que o fornece alimento, que é o reforço positivo da ação.
Para tanto, no exercício anterior o sniffy foi treinado a associar o som produzido pela barra com o alimento (reforço). No gráfico 1, associações operantes, representa a associação do som ao alimento (coluna 1), associação barra ao som (coluna 2) e a força da ação na associação (coluna 3). Na coluna 2 do gráfico 1, ao atingir cerca de ¼ da coluna aparece uma mensagem no “lab asssitant” explicando que o sniffy está desenvolvendo uma associação entre a barra e o som, continue e logo sniffy estará treinado. Quando a coluna 2 atingi o topo do gráfico (limite), significa que o animal está treinado. No gráfico 2, estão registradas as inúmeras vezes que o sniffy pressiona a barra durante e após a modelagem.
GRÁFICOS
Associações operantes
Gráfico 1. Representação das associações operantes executadas no exercício de modelagem para o sniffy pressionar a barra. Associação som ao alimento; associação barra ao som e a força da ação de associação.
Gravações acumulativas
Grafico 2. Registros de pressão à barra efetuada pelo sniffy. A distância entre a linha pontilhada e linha inteira marca todas as vezes que o sniffy apertou a barra no intervalo de 5 minutos.
Horário da Observação:
Início: ___________ Término: ___