Bullying
CURSO DE PEDAGOGIA
CÁTIA ALÓREM PALHANO
O OLHAR DA ESCOLA FRENTE AO BULLYING
CANOINHAS
2014
CÁTIA ALÓREM PALHANO
O OLHAR DA ESCOLA FRENTE AO BULLYING
Projeto apresentado como exigência para a obtenção da aprovação da Bolsa do Art. 170, do Curso de Pedagogia, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, Campus Canoinhas.
Orientador: Roque Hennemann
CANOINHAS
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
1.2 PROBLEMA 3
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 4
2 PRINCIPIOS E FUNDAMENTOS 5
3 METODOLOGIA 11
4 RECURSOS 12
5 CRONOGRAMA 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
Uma das razões de realizar pesquisas na área de educação são os inúmeros fenômenos que ocorrem no cotidiano das pessoas que estão envolvidas no seu trabalho educacional. É compromisso de todo educador estar atento às circunstâncias que se desenvolvem as relações entre os educandos com seus pares, assim como também, com os próprios educadores. Desta maneira, busca-se pesquisar o papel do educador na escola frente ao bullying, mediante a atual situação de relação social entre os educandos, o que estará abrangendo uma das linhas de pesquisa da Universidade do Contestado, a Educação, Sociedade e Qualidade de Vida.
1.2 PROBLEMA
A violência aumenta a cada dia em nossa sociedade, geradora de uma série de consequências na vida de pessoas e seus familiares. Tal situação afeta diretamente o seio familiar influenciando na questão educacional dos filhos. As fronteiras da violência no tempo e no espaço se tornam difíceis de serem definidas.
Atualmente as escolas têm enfrentado um problema seríssimo, o bullying. É um problema mundial encontrado em qualquer escola, pública ou particular. Indivíduos despreparados para resolver seus conflitos, com famílias desestruturadas e pouco relacionamento afetivo,