Bulling
ANA FLÁVIA TEODORO MOTA
ÉRICK CARDOSO CLAUDOMIRO
GABRIEL ALVES DA SILVA LOUZADA
VALTER ALEXANDRE DE SOUZA OLIVEIRA
TRABALHO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICA - TÉORICA
UBERABA – MG
2014
ANA FLÁVIA TEODORO MOTA (RA: 5127724)
ÉRICK CARDOSO CLAUDOMIRO (RA: 5126729)
GABRIEL ALVES DA SILVA LOUZADA (RA: 5126083)
VALTER ALEXANDRE DE SOUZA OLIVEIRA (RA: 5129680)
TRABALHO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICA - TEÓRICA
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Sociologia e Antropologia Jurídica – Teórica, do 2º período, sala 2P216, do Curso de Direito.
Orientador: Prof. Savio Gonçalves dos Santos.
UBERABA – MG
2014
Bullying
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = valentão), referente a todas as formas de atitudes agressivas, verbais e físicas, intencionais e repetitivas, ocorrendo sem motivação e são exercidas por um ou mais indivíduos, agredindo a outra pessoa de forma que não tenha possibilidade de se defender.
Há dez anos, o bullying começou a ser conhecido e foi caracterizado pelos vários suicídios entre adolescentes, que não recebiam a devida atenção dos pais, por achar essas ofensas desnecessárias a chegar ao ponto de tais consequências.
O bullying é ocorrido em instituições não específicas. Ocorrem em escolas diversas, primárias, secundárias, públicas, privadas e rurais. Assim acontecem onde permanecem crianças e jovens, sendo atingido por pressão psicológica, verbal, física e sexual, sem um motivo evidente.
Este ato é mais visualizado nas escolas, por não haver uma orientação e proteção dos responsáveis, tornando fácil sua prática. Apelidos, empurrões, discriminação e assédio são umas das violências predominantes no bullying. Por ser usado de uma maneira bem sútil, as