contabilidade
1. Introdução
O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo. Já as obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.
A evolução do Patrimônio será consequência do resultado de cada período que analisarmos. Será necessária a apuração do resultado mensalmente para sabermos se naquele período o Patrimônio cresceu, diminuiu ou não se alterou. Não basta ganhar recursos para que o Patrimônio cresça efetivamente. Para isso, temos que obter resultados positivos, isto é, ter despesas menores do que as receitas obtidas.
Quando um Patrimônio começa a ser construído, também farão parte dele suas dívidas. Um exemplo disso é comprar um veículo com uma parcela de entrada e o restante do valor dividido em parcelas mensais. Assim, tanto o veículo quanto as parcelas fazem parte do Patrimônio do comprador.
2. INGRESSOS DE RECURSOS PATRIMONIAIS E DO RESULTADO
2.1 INGRESSOS PATRIMONIAIS
São ingressos que independem da atividade principal da empresa para serem recebidos. Existem três tipos:
O capital dos sócios;
Os empréstimos e adiantamentos de clientes( que são dívidas);
Desinvestimentos (venda de ativos)
2.2 INGRESSOS DO RESULTADO
São ingressos que dependem da atividade da companhia ou que têm correlação com ela. Podem ser:
As receitas oriundas da atividade principal da empresa;
As receitas financeiras; e
Outros ganhos de capital que são ganhos com venda de ativos fixos etc.
2.3 SAÍDAS DE RECURSOS
Uma empresa consome recursos quando paga uma despesa, faz um investimento, adquire e paga mercadorias para revenda ou matérias-primas e serviços para fabricação de um produto, paga um empréstimo, devolve capital aos sócios recompensando sua parte no capital( quota ou ações) e quando paga aos