bulling
Uma dura realidade no contexto escolar.
Vera Lúcia de Sousa Sinestri.
Profª Ana Cicília Demétrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED-0636) – Módulo 2
17/05/2013.
RESUMO
Este paper será apresentado com a finalidade de esclarecer as principais causas e consequências do bullying dentro do contexto escolar. Visando ainda esclarecer como tal ato vem se desenvolvendo em nossa sociedade, ampliando as discussões a cerca do assunto com a finalidade de encontrarmos em conjunto uma solução para este problema que está deixando graves consequências no desenvolvimento educacional de nossos futuros educandos. É preciso que esse assunto seja amplamente discutido e estudado para que assim sejam encontradas as melhores formas de acabarmos com mais esse problema que tem causado grandes problemas ao processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Consequências, bullying, desempenho escolar.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta algumas informações importantes sobre o bullying, algumas características de quem é o autor, de quem sofre o bullying e também as consequências que tal ato pode trazer não somente as pessoas que são agredidas, mas também aos agressores.
A palavra Bullying tem origem no termo inglês “bully”, que significa valentão, brigão, mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Este tipo de ato vem sendo praticado de maneira constante dentro do contexto escolar e isso tem acarretado inúmeras consequências no desenvolvimento educacional e psicológico dos alunos, por isso iremos destacar as causas e as implicações que este tipo de preconceito vem provocando em toda a educação.
Segundo Cantini (2004), “a escola desempenha um papel de grande importância no desenvolvimento social de crianças e adolescentes”, desta forma é preciso que estejamos atentados as esses fatores que estão diretamente relacionados ao