Rádio Galena
Rádio de galena é um receptor extremamente simples efácil de ser construído. Sua característica mais notável é que não são utilizadas pilhas ou energia da rede elétrica, o circuito simplesmente converte os sinais de rádio captados pela antena em som.
A desvantagem é que ele necessita de uma antena muito
Grande(um fio de no mínimo 20m de comprimento para uma recepção satisfatória).
O modelo básico possui uma bobina de fio esmaltado que,em conjunto com um capacitor variável sintoniza a emissora desejada. O sinal de radio frequência (RF)sintonizado passa então por um retificador que "extrai"o sinal de áudio que modula a portadora de RF.
Este sinal de áudio é então aplicado a fones de ouvido de alta sensibilidade (magnéticos de alta impedância ou de cristal), mas no nosso trabalho foi colocado como saída caixas amplificadoras de som que são utilizadas no computador.
Os componentes que são utilizados no nosso projeto de rádio galena são:
• Bobina:Esta possui várias funcionalidades dependendo do tipo de circuito em que elafor inserida, AC (Corrente alternada) ou DC(Corrente continua).Se a corrente i for variável (AC), o seu campo também será variável e o fluxo magnético será variável. E o condutor, sendo atravessado por um fluxo variável, sofre indução eletromagnética: Isto é, como consequência do fato de a corrente i ser variável, aparece no condutor uma corrente induzida.
• Diodo: são componentes eletrônicos formados por semicondutores. São usados como semicondutores, por exemplo, o silício e o germânio, que em determinadas condições de polarização, possibilitam a circulação de corrente. Externamente, os diodos possuem dois terminais: Ânodo (A) e o Cátodo (K) e há, próximo ao terminal Cátodo uma faixa que o indica. Possui formato cilíndrico. O diodo é a aplicação mais simples da união PN (semicondutores) e tem propriedades retificadoras, ou seja, só deixa passar a corrente em certo sentido (Anodo-Catodo), sendo o contrário impossível, exceto nos