Budismo no Brasil
No Brasil, o Budismo chegou com os primeiros imigrantes japoneses, no início do século XX. Primeiramente, o objetivo dos budistas aqui era o de atender às necessidades dos japoneses que aqui estavam. Porém, os ensinamentos de Buda acabaram conquistando diversos brasileiros. Estima-se que hoje o número de budistas no país seja algo próximo à 200.000 pessoas.
Somente na cidade de São Paulo, existem cerca de 240 templos budistas. Já as escolas budistas, no estado, totalizam 103. Além destes, muitas reuniões de grupos de budistas acontecem em casas dos praticantes, o que dispensa a necessidade de um templo para o culto.
Como a chegada do budismo no Brasil foi graças à imigração dos japoneses para o país, a influência do budismo japonês aqui é muito grande. Porém, no país também são encontrados diversos templos de outras vertentes, como o Tibetano, por exemplo. Além dele, também podem ser encontrados templos que seguem os preceitos do budismo de vários grupos distintos: o Hinayana (Pequeno Veículo) e o Mahayana (Grande Veículo), que, de acordo com sua “metodologia”, obtiveram (aceitação) em diferentes regiões.
Sem dúvida alguma, os ensinamentos budistas acabaram por influenciar fortemente o processo de formação e desenvolvimento de diversas civilizações asiáticas e atualmente todo o mundo.
Na cidade de São Paulo, a maior concentração de budistas pode ser encontrada no bairro da Liberdade, que é fortemente ligado aos imigrantes japoneses. É nele também que alguns dos praticantes da região comemoram o dia do nascimento do Buda todo ano, no mês de abril – algo como o Natal para os católicos.
Vídeo: Budismo no Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=4E-AmBbb6fg
Fonte: http://revistasemen.wordpress.com/2010/12/05/como-o-budismo-chegou-no-brasil-e-a-sua-expansao-no-pais/