Trabalho
O Budismo é uma religião e filosofia não-teísta que compreende várias tradições, crenças e práticas, fundamentadas nos ensinamentos de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda ("O Iluminado"). Buda viveu, desenvolveu e propagou seus ensinamentos no nordeste indiano, entre os séculos VI e IV a.C.
Identificado por seus seguidores como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar os seres sensíveis a alcançar o fim do sofrimento e das dores, alcançando o Nirvana, (estado de felicidade muito perfeito) desapegando do “ciclo de sofrimento do renascimento”. O Budismo começou a ser difundido para o mundo a partir da Índia, depois o Sri Lanka, descendo ao sudeste Asiático, sendo forte também na Tailândia, Malásia e Indonésia. Chegou na China somente pelo século III, na Coréia no século IV e no Japão somente no meio do século VI No Brasil, o Budismo tem características únicas em relação a outros países. O país tem a maior colônia de japoneses e descendentes fora do Japão, porém, o budismo é relativamente pouco difundido entre os atuais descendentes de japoneses no Brasil, que são católicos, em sua maioria.
2 DESENVOLVIMENTO A história do Budismo vem desde século VI a.C. até hoje, começando com o nascimento de Siddhartha Gautama. Durante este tempo, a religião expandiu-se à medida que encontrou diferentes países e culturas. Ampliando-se ao contexto indiano inicial, com elementos culturais vindos do Helenismo (período de dominação grega), como também da Ásia Central, do Sudeste asiático e Extremo Oriente. Neste processo o Budismo alcançou uma grande expansão territorial vindo a influenciar quase todo o continente asiático. A história do budismo caracteriza-se também pelo desenvolvimento de vários movimentos e pensamentos, entre os quais se encontram as tradições Theravada, Mahayana e Vajrayana. Vale aqui abrir um parêntese