DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
EAD – Pólo Presencial Lauro de Freitas / Bahia
Professor EAD: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Professora Tutora Presencial: Sandra Regina Cruz Santos
ATPS
Alunos:
Bianca Vasconcelos Oliveira – RA 338861
Cleidimr Sena Oliveira – RA 348283
Jessica Oliveira – RA 338670
Semestre 2013.1 – Turma N 40 – Noturno ( 2ª e 4ª)
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ATPS
Trabalho apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp, como conclusão da disciplina Desenvolvimento Econômico.
Semestre 2013.1 – Turma N 40 – Noturno ( 2ª e 4ª)
Muito comentado na mídia hoje, o bloco de países BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China, e África do Sul), aos poucos vem se destacando no cenário econômico mundial.
Esses países emergentes que possuem características comuns, como bom crescimento econômico, ao contrário do que se pensa não compõem um bloco econômico e sim, compartilham de uma situação econômica com índice de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Essa aliança, busca ganhar força no cenário econômico e político internacional, diante dos interesses comuns.
O questionamento da maioria da população mundial com certeza é: Porque algumas nações são tão ricas e outras tão pobres?
Além disso, pode-se verificar que em determinados países há riqueza demasiada e em certas regiões, pobreza extrema.
As diferenças são exorbitantes, e podemos verificar que a Índia tem a população três vezes e meia maior que a dos Estados Unidos, porém o PIB (produto interno bruto) e 1/5 do americano.
A África tem o maior numero de pessoas vivendo com AIDS. Já o Brasil, um país tão rico e tão pobre ao mesmo tempo, convive com luxo e fartura em algumas regiões e miséria em outras, como no Nordeste do país, onde a situação é critica por conta da seca, tirando toda e qualquer possibilidade de vida digna ao ser humano.
A China, fundada em 1949,