Documento1
O que é?
O budismo é um dos fenômenos mais antigos do mundo. É a quarta religião depois do Cristianismo, do Judaísmo e do Hinduísmo. O Budismo não é propriamente uma religião, mas mais uma filosofia de vida, visto que, no centro da sua mensagem está o homem; Deus fica numa enigmática penumbra (entre a luz e a sombra).
O budismo foi fundado por Buda (Siddhartha Gautama) no século VI a.C. O objetivo do Budismo é chegar ao Nirvana, um estado supremo de plenitude, que alivia todo o sofrimento do ser humano através da disciplina mental.
"Há uma esfera que não é certa, nem água, nem fogo, nem ar: a esfera do nada. é só aí o fim do sofrimento" Buda
Um dos princípios fundamentais do budismo é o desenvolvimento de uma atitude de compaixão ou benevolência, de amor, e de comunidade com todos os seres vivos, sem ferir, ofender ou depreciar nenhum deles.
Divisão do Budismo
A primeira grande divisão dos praticantes budistas na Índia aconteceu cerca de 100 anos depois da morte de Buda (entre 500 e 400 A.C.), quando houve divergências sobre a doutrina.
Então, criaram-se dois grupos: “Theravada” – que significa ensinamentos dos mais velhos” e o grupo Mahayana, que significa o caminho da busca da iluminação para o benefício de todos os seres.
Grupo Theravada
É a escola budista mais antiga entre as existentes, cuja prática é bem próxima do budismo inicial, essa linha de budismo predomina no Sri Lanka e boa parte do Sudeste Asiático (Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia), além de estar presente também em países como Vietnã, China, Malásia e Indonésia.
Grupo Mahayana
Mahayana é o tipo de budismo que se espalhou da Índia para países como China, Japão, Coréia, Tibete, Vietnam, entre outros. Nesse grupo, há maior reverência e louvor a diversos budas e bodisatvas (qualquer pessoa que atingiu o mesmo estado de Buda), além do estudo de escrituras adicionais: os sutras Mahayana.
O termo “mahayana”, que começou a ser usado aproximadamente em 100 A.C, é um sinônimo para