documento1
A depender da sua mensagem, talvez você tenha que dividi-la em quatro partes:
1) Introdução; 2) Preparação; 3) Tema central; 4) Conclusão.
Introdução – A finalidade principal é conquistar a atenção da platéia e para isso você deverá surpreender os ouvintes, trazendo informações novas, úteis e que possam gerar interesse.
Procure criar uma afinidade com o público e lembre-se de que “você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. As primeiras impressões são importantíssimas.
Se não tiver alguém para lhe apresentar, fale quem é você, o que já fez, a sua especialidade. Em resumo, são as suas credenciais e tenha o cuidado para não passar prepotência. Se você tem um currículo excepcional, prometa menos e deixe que a sua palestra ou aula demonstre o quanto você é competente!
Ofereça motivos para ser ouvido e diga o que as pessoas terão a ganhar lhe escutando, pois elas necessitam de motivos para continuarem atentas à comunicação.
Não peça desculpas à platéia – “desculpe por não ter tido tempo de preparar esta apresentação…. por estar afônico… por não dominar o assunto…” Muitas pessoas irão se perguntar: “se não está em condições, por que vai falar?
Preparação – O objetivo da preparação é facilitar o entendimento da platéia em relação à mensagem que deseja transmitir:
- Fale de maneira breve qual é o tema da sua apresentação, pois assim os ouvintes poderão acompanhar as suas idéias e tenderão a ter maior interesse;
- Esclareça qual o problema que deseja solucionar ou faça um histórico do assunto e como irá ajudar a solucioná-lo.
Tema central – Aqui está a essência do seu discurso e você deve falar tudo que planejou. Organize fazendo divisões no tempo (no ano de 1980…), local, compare com algo existente, comente sobre as conseqüências econômicas, sociais, políticas. Para sustentar suas informações, use exemplos irrefutáveis como argumentos, faça comparações, mostre estudos