Tenentismo
O que foi ?
O tenentismo foi um movimento surgido entre as forças militares de media e baixa patente do Brasil entre os anos de 1920 e que perdeu parte de sua força em meados de 1930 com a revolução de 30. Seu nome deriva da grande quantidade de tenentes envolvidos no movimento. O tenentismo surgiu devido a inconformidade das classes médias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava. A meta do movimento era causar transformações amplas no modelo de Estado vigente durante a Primeira República, combatendo a corrupção , os vícios e desvios da política brasileira da época. Varias revoltas ocorreram durante esse movimento, como por exemplo: a revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista (1924) , a Comuna de Manaus (1924) e a Coluna Prestes.
Quem participou?
Capitão Hermes da Fonseca Filho Tenente Eduardo Gomes,
Tenente Siqueira Campos Tenente Protógenes Pereira Guimarães
Tenente Ernani do Amaral Peixoto
Tenente Augusto do Amaral Peixoto.
General Isidoro Dias Lopes
Capitão Luis Carlos Prestes
Tenente Djalma Soares Dutra
Tenente Juarez Távora
Tenente Cordeiro de Farias
Tenente João Alberto
Porque ocorreu?
O tenentismo surgiu devido ao descontentamento das classes medias e militares com a situação da política brasileira entre as décadas da primeira república, com práticas como o coronelismo, a política dos governadores,a política do café com leite e fraudes eleitorais. A partir do início da década de 1920, se multiplicaram os movimentos de contestação da situação vigente.
Indo para a via do descontentamento das classes médias se dava pelo fato das pequenas burguesias urbanas, obrigadas pelas forças nacionais, tinham de permanecer no mesmo plano político. As oligarquias latifundiárias não realizariam as reformas almejadas nem consentiam na presença de parlamentares encarregados de realizá-las. Na interpretação da classe média urbana a via parlamentar deixou de