Bsc - a reciclagem da gestão
A Reciclagem da Gestão
Por Thiago F. Camillo
Balanced Scorecard é, por definição, uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.
Foi desenvolvida inicialmente como uma ferramenta de avaliação de processos empresariais. Contudo, a aplicação em empresas permitiu que evoluísse para uma metodologia de gestão estratégica. As premissas para a definição dos indicadores necessários tratam de processos da Administração e objetiva um aumento nos resultados baseado em quatro principais pilares:
* Perspectiva Financeira
Começa pelos objetivos financeiros que a organização define para o futuro. E cria circunstâncias para que ações sejam tomadas para que os objetivos sejam alcançados no prazo estabelecido
* Perspectiva dos Clientes
Traduz a necessidade de conhecer o segmento em que se atua. Mais que isso, aponta as demandas dos clientes em todos os sentidos. A análise desses dois pontos permite o estabelecimento de estratégias para um atendimento de excelência ao, por exemplo, priorizar determinadas ações que são mais críticas para o atendimento de um cliente.
* Processos Internos
É o estudo sobre como funciona a organização por dentro. Identifica os recursos e capacidades necessárias para o aumento do nível de qualidade. É importante lembrar o quanto, desde algum tempo, os processos de uma organização tem se fundido com os de suas parceiras. A ponto de serem considerados mais isoladamente, mas como elos de uma corrente com o mesmo fim.
* Aprendizado e Crescimento
O fim desta perspectiva é oferecer os elementos necessários para que os objetivos definidos nas outras perspectivas sejam atingidos. A capacidade de uma organização inovar, melhorar e aprender está diretamente ligada ao seu valor. Essa perspectiva se volta à capacidade dos bens intangíveis de uma organização. Como o conhecimento de seus funcionários, a qualidade dos seus sistemas