BSC Volkswagen
O maior desafio enfrentado por Thomas Schmall ao se tornar CEO da Volkswagen do Brasil em 2007 foi reconquistar o market share perdido pela empresa nessa mesma década, principalmente em decorrência da entrada de montadoras asiáticas no país no final da década de 1990.
A empresa havia perdido o 1º lugar com mais de 30% do mercado em 2001, caindo para 2º em 2002 e 3º em 2003 com uma participação de 21%.
b) Descreva a nova estratégia da Volkswagen do Brasil.
A nova estratégia de Thomas Schmall foi reposicionar a empresa com uma nova cultura para motivar e reeducar seus funcionários. Essa nova cultura que percebida não só pelos seus funcionários, mas também pelos fornecedores, revendedores e consumidores finais.
c) Como o mapa estratégico e o Balanced Scorecard ajudaram Schmall e Senn a implementar a nova estratégia? Quais são os pontos fortes e fracos dos Scorecards e sua implementação?
Com o mapa estratégico Schmall e Senn implantaram o rumo a ser seguido para a empresa reconquistar a participação no mercado que vinha perdendo há 8 anos. Definidas as estratégias no mapa que está dividido em 4 desafios(potencial de crescimento, processos internos, com cliente e financeiros) o Balance Scorecard foi elaborado definindo os desafios de cada departamento da empresa e também definindo os métodos de avaliação de cada área.
Como ponto forte acredito que o BSC possibilitou Schmall a fazer um acompanhamento dos resultados de forma mais clara, possibilitando identificar erros e acertos.
Não identifiquei pontos fracos no BSC.
d) Com Schmall e sua equipe pôde usar os Scorecards para lidar com os adversários enfrentados pela empresa em Janeiro de 2009?
O BSC tem como objetivo definir as responsabilidades de cada setor da empresa e avaliar os resultados dos mesmos, dessa forma aumentando a eficiência, qualidade e motivação dos funcionários de cada setor.
Schmall e sua equipe