Bronquiolite aguda - estudo de caso
A assistência de enfermagem visa promover á criança condições de saúde o mais satisfatórias possíveis, o que implica que o profissional deve participar de todos os aspectos de crescimento e desenvolvimento da criança. Deste modo, o enfermeiro trabalha e participa com todos os membros da equipa multidisciplinar, assim como com a família da criança. Deve ser capaz de manter uma assistência competente e habilidosa com a mesma, mantendo sempre uma atitude carinhosa.
No âmbito do Ensino Clínico II – Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Bragança, foi-nos proposto, pelas enfermeiras orientadoras, a realização de um estudo de caso de uma criança.
Assim, o presente documento remete-se ao estudo de uma lactente com o diagnóstico de Bronquiolite aguda, internada no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
A escolha deste tema deveu-se ao facto de constatar, como estagiária de enfermagem, que uma das maiores causas de internamento na idade pediátrica se deve a esta patologia. Tive oportunidade de ter contacto com uma grande diversidade de pacientes nas suas diversas idades, seios familiares, estados biopsicossociais, sintomas e formas de tratamento que me permitiram ter uma visão diária directa da evolução da doença e suscitar o interessa para a desmistificação da mesma.
Os objectivos deste estudo visam o aprofundamento do conhecimento acerca da patologia e, através da recolha e análise do processo clínico de uma lactente, elaborar um estudo de caso que permita o esclarecimento de todo o desenvolvimento clínico, a elaboração de um processo de enfermagem inerente a este, e adquirir capacidades e aptidões passiveis de serem aplicadas em situações futuras.
Este estudo foi