bromatologia
A Bromatologia, ciência que estuda os alimentos, é de suma importância para o nutricionista, pois tem como função conhecer e analisar os alimentos de uma forma detalhada, como por exemplo: sua composição química, valor nutricional (quantidade de substâncias presente no alimento), seus efeitos no organismo, se o alimento contém aditivos, etc. Essa ciência está diretamente relacionada com o controle de qualidade dos alimentos, desde sua fabricação até o consumo.
Essas análises são importantes para proteger o consumidor de ingerir alimentos não adequados, seja por ser um alimento adulterado (alimento impuro, impróprio ou nocivo à saúde); alimento falsificado (alimento elaborado com a finalidade de copiar a aparência e características de outro alimento); ou alimentos contaminados (alimentos que foram contaminados por germes patogênicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ou infecções).
São feitas por profissionais da área, que são treinados para executar tarefas nos laboratórios da indústria alimentar e institutos relacionados com a nutrição. A análise dos alimentos pode ser realizada por métodos convencionais (utiliza apenas vidrarias e reagentes), ou com métodos instrumentais (precisam do auxílio de equipamentos modernos e mais sofisticados), a escolha do método depende do alimento a ser analisado. O método ideal deve possuir exatidão, precisão, especificidade e sensibilidade, além de ser prático, rápido e econômico.
A Bromatologia é um instrumento essencial no apoio às ações de inspeção na área da segurança alimentar, sendo assim, de extrema importância para os profissionais da nutrição.
Importância da Bromatologia para os nutricionistas
A Bromatologia, ciência que estuda os alimentos, é de suma importância para o nutricionista, pois tem como função conhecer e analisar os alimentos de uma forma detalhada, como por exemplo: sua composição química, valor nutricional (quantidade de