Bromatologia
I. Introdução
As informações contidas no conjunto de relatórios foram obtidas, primordialmente, por meio de dados realizados em laboratório. A análise e a interpretação das informações apresentadas neste relatório evidenciam que bananeira é denominação genérica para diversas espécies. A banana (Musa spp.) é uma fruta de consumo universal, sendo umas das mais consumidas no mundo, e, é comercializada por dúzia, por quilo e até mesmo por unidade. É rica em carboidratos e potássio, médio teor em açúcares e vitamina A, e baixo em proteínas e vitaminas B e C. A banana é apreciada por pessoas de todas as classes e de qualquer idade, que a consomem in natura, frita, assada, cozida, em calda, em doces caseiros ou em produtos industrializados.
Exigências nutricionais de que bananeira demanda grandes quantidades de nutrientes para manter um bom desenvolvimento e obtenção de altos rendimentos, pois produz massa vegetativa abundante, como, também, absorve e exporta elevada quantidade de nutrientes. A banana maçã é altamente suscetível ao mal-do-Panamá. A banana maçã, o sucesso do seu cultivo está relacionado à maior longevidade do bananal quando a mesma é plantada em solos do tipo Vertissolo, associado à utilização de mudas micropropagadas (mudas obtidas por cultura de tecidos). Normalmente, nessas condições, a mal-do-panamá, principal doença que ataca o cultivo da banana Maçã, começa a aparecer mais tardiamente.
Existem várias cultivares de banana no país, mas poucas são cultivadas em quantidade: Prata, Nanica, Maçã e Pacovan. No entanto todas são suscetíveis à doença mal-da-sigatoka-amarela que é atualmente a principal moléstia dessa frutífera. É de cor verde, quando imatura, chegando a amarela ou vermelha, quando madura. Seu formato é alongado, podendo, contudo, variar muito na sua forma a depender das variedades de cultivo. Essa variação também acontece com a polpa, que pode ser mole ou dura, ou ainda com incrustações meio duras, bem como de