Bromatologia
A melhor medida da concentração de água, em termos de propriedades físico-químicas, nos alimentos e subprodutos, é medição do teor de água livre. A água pode ser expressa como água ligada e água livre, resultando em conteúdo total de água (umidade). Podendo-se apresentar intimamente ligada às moléculas constituintes do produto, não podendo ser removida para a não descaracterização da amostra; ou pode encontrar-se livre, estando disponível para as reações físicas (evaporação), químicas (escurecimento) e microbiológicas, tornando-se a principal responsável pela deterioração do produto. A velocidade das reações químicas, desejáveis ou não, depende da mobilidade e concentração dos compostos e enzimas envolvidos, que são conferidas pela quantidade de água livre.
Através da determinação da umidade pode-se determinar no produto: a capacidade de reprodução microbiana, reações enzimáticas, oxidativas e hidrolíticas do produto, auxiliando no processo de criação de embalagem, condições de armazenamento adequado, valorizando o produto economicamente, aumentando a qualidade, rendimento e tempo de vida deste produto
OBJETIVO:
Determinação de umidade de amostragem em estufa a 105°C
MATERIAIS:
Biscoito Club Social*;
Cadinho;
Espátula;
Dessecador à vácuo;
Balança analítica;
Estufa;
Processador;
Peneira;
Pinça.
*O produto analisado: “Club social original”, neste caso, a amostra foi tirada de um exemplar individual de 26g. A embalagem estava lacrada e sem avarias.
Informações adicionais:
Validade:
Lote:
MÉTODOS:
O produto foi aberto, como indicado pelo fabricante e o conteúdo do exemplar, foi despejado em um processador. Após o processamento a amostra passou pela peneira e foi separada em um recipiente de plástico.
O cadinho foi previamente seco e mantido isolado em dessecador à vácuo. Com o auxílio de uma pinça retiramos o cadinho do dessecador e o mesmo foi levado a balança analítica. Anotou-se o peso e tarou-se a