Bromatologia
Bromatologia é entendida como ciência dos alimentos, é uma ciência ampla e genérica, que estuda os alimentos dos diversos aspectos: Composição química dos alimentos, função destes compostos nos organismos, promoção de normas e legislações que visam garantir a qualidade dos diferentes alimentos comercializados, buscando a saúde do consumidor. A bromatologia estuda os alimentos desde sua produção, colheita, transporte, venda (in natura ou industrializado), rotulagem, armazenamento, processamento e embalagem. Os principais desafios são: o estudo dos alimentos, formulação e normas de proteção ao consumidor, produtor e industrial.
Os alimentos são produtos de origem vegetal e animal que compõe a dieta do dia a dia; podem ser consumidos “in natura” ou na forma processada. O processamento pode influenciar substancialmente o valor nutricional dos alimentos.
Carboidratos e gorduras são chamados de nutrientes energéticos, por serem facilmente metabolizados. As proteínas são consideradas nutrientes plásticos devido a sua importância na formação e regeneração dos tecidos. As vitaminas, por serem fundamentais no equilíbrio do metabolismo são tidas como nutrientes reguladores. Já os minerais são considerados, ao mesmo tempo, como nutrientes plásticos, uma vez que constituem o esqueleto animal e reguladores do metabolismo. A água, o veículo das reações endocelulares, é essencial à alimentação diária, seja para saciar a sede, diretamente, seja indiretamente na forma de alimentos líquidos e sólidos. Alguns nutrientes que não são sintetizados pelo organismo e que devem ser adquiridos através da alimentação são considerados como essenciais, à exemplo das vitaminas, minerais, alguns aminoácidos e ácidos graxos.
A bromatologia estuda alimentos sobre diversos aspectos como: composição química (melhoramento genético fazendo o aumento ou diminuição de determinados constituintes químicos), Balanço dietético (ação no organismo para maior aproveitamentos dos