Levantamentos Gravimetricos
(Conceitos, Definições e Uso dos Gravímetros)
Os levantamentos gravimétricos são baseados em medidas das variações do campo da gravidade da Terra, portanto, a gravimetria consiste de um conjunto de técnicas que tem por finalidade a medida da intensidade da gravidade. A gravimetria exerce fundamental importância sobre os levantamentos geodésicos, principalmente entre as componentes geométricas dadas pelas técnicas de posicionamento, como por exemplo, a altitude elipsóidica e as componentes físicas dadas pelo campo gravitacional da Terra, como por exemplo, altitude “ortométrica”.
O estudo do campo da gravidade, externo da Terra é um dos objetivos primordiais da Geodésia. Para alcançá-lo, o geodesista vale-se dos conceitos, técnicas e procedimentos que, didaticamente, constituem a chamada Geodésia Física. Além de fornecer subsídios à Geodésia, os levantamentos gravimétricos contribuem de forma importante para estudos geológicos e geofísicos, dentre outras áreas de conhecimento.
O objetivo da gravimetria é determinar o campo da gravidade da Terra, ou de qualquer outro corpo celeste, como função da posição e do tempo através da medição do valor da gravidade e da sua gradiente na superfície do corpo ou nas suas imediações.
Os levantamentos gravimétricos com fins geodésicos requerem técnicas e níveis de precisão que garantam a qualidade das observações levantadas bem como um controle rigoroso destas mesmas informações após o processamento das mesmas. A importância da determinação da gravidade pode ser evidenciada em vários aspectos como:
• Cálculos das anomalias da gravidade, com as quais é possível determinar as componentes do desvio da vertical e da altura geoidal;
• O módulo da gravidade é de fundamental importância juntamente com o nivelamento geométrico na determinação de altitudes com significado físico como a normal e “ortométrica”; • Auxilio na prospecção mineral, modelagem geofísica e estrutura da Terra.