Bromatologia
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE – IMS – CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA
Bromatologia
Vitória da Conquista – BA
Relatório deBromatologia:
“MÉTODOS DE ANÁLISE/ AMOSTRAGEM”
Trabalho apresentado ao Curso de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista, BA, como parte das exigências para aprovação na disciplina Bromatologia.
Professora: Luciene Mendes da Silva
Vitória da Conquista – BA
2013
SUMÁRIO
1.
1. INTRODUÇÃO
Em análise de alimentos, os objetivos se resumem em determinar um componente específico do alimento, ou vários componentes, como no caso da determinação da composição centesimal.
A determinação do componente deve ser através da medida de alguma propriedade física, como: medida de massa ou volume, medida de absorção de radiação, medida do potencial elétrico, etc.
Existem dois tipos básicos de métodos em análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, isto é, utilizam apenas a vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimétrica e volumetria. Os métodos instrumentais, como o próprio nome diz, são realizados em equipamentos eletrônicos mais sofisticados. São utilizados, sempre que possível os métodos instrumentais no lugar dos convencionas.
1.1 ESCOLHA DO MÉTODO ANALÍTICO
Em alimentos, a escolha do melhor método de análise é um passo muito importante, pois o alimento é, geralmente, uma amostra muito complexa, em que os vários componentes da matriz podem estar interferindo entre si. Por isso, em muitos casos, um determinado método pode será propriado para um tipo de alimento e não fornecer bons resultados para outro. Portanto a escolha do método vai depender do produto a