Bromatologia
PRÓ REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DE FRAUDES NO LEITE
DETERMINAÇÃO DE FRAUDES NO LEITE
1- RESUMO
O objetivo deste trabalho foi determinar qualitativamente a presença de Cloretos,formol,neutralizantes da acidez, peroxidase e peróxido com dois métodos distintos.
Foram analisadas amostras de leite pasteurizado padronizado de marca MACABU de data de fabricação 28/02/2011, data de validade 06/03/2011 e lote 028.
Os métodos utilizados para detectar fraudes na amostra foram de Cloreto, Peroxidase,Formol e Peróxido de hidrogênio
A amostra analisada foi negativa para presença de cloretos, formol, peróxido de hidrogênio e positivo para peroxidase.A determinação de acidez não foi possível ser concluída.
PALAVRAS CHAVES: Leite, fraude, pasteurização, método de cloreto,método de formol,peroxidase,peróxido de hidrogênio.
2- INTRODUÇÃO
Por ser rico em nutrientes, o leite é considerado um alimento quase completo, sendo largamente comercializado e consumido pela população, principalmente crianças e idosos (GARRIDO et al., 2001). Segundo o RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), entende-se como leite, fresco ou integral, o produto normal oriundo da ordenha completa e ininterrupta de vacas sadias. O leite é uma emulsão de glóbulos graxos, estabilizada por substâncias albuminóides num soro que contém em solução: um açúcar, a lactose, matérias protéicas, sais minerais e orgânicos e pequena quantidade de vários produtos, tais como: lecitina, uréia, aminoácidos, ácido cítrico, ácido lático, ácido acético, álcool, lacto cromo, vitaminas e enzimas (BEHMER, 1999). Sua composição pode variar muito, dependendo intimamente de fatores como, espécie animal, raça, estágio de lactação, idade e número de parições, status sanitário, alimentação (FRANCO e LANDGRAF, 2002). A