Broca da Cana
O que são:
São lagartas de coloração branca amarelada, com pintas pretas em todo corpo.
Após quarenta dias de nascidas elas podem chegar a medir até 2,5 centímetros. Os adultos são mariposas com 2,5 centímetros e de coloração amarelo-palha.
Uma característica que podemos observar é que essas mariposas colocam seus ovos nas folhas, estes ovos ficam parecendo escamas de peixe, como podemos ver na foto abaixo.
Porque acontece:
A cana-de-açúcar sofre o ataque da broca durante todo seu desenvolvimento. Sua incidência é menor quando a cana é jovem e não apresenta entrenós formados, aumentando os danos com o crescimento da planta. No entanto, esse comportamento pode variar em função da época do ano e da variedade de cana, principalmente.
Como tendência geral, as canas-plantas (que não passaram por nenhum corte) sofrem ataques mais severos quando comparadas às socas (que já sofreram cortes). Isso ocorre pelo fato da cana nova possuir um maior vigor vegetativo e ficar exposta durante um período maior à praga. Ao mesmo tempo, nesses canaviais, a atuação dos inimigos naturais é menor em função das diversas práticas culturais visando à instalação da cultura.
Danos causados:
A fase jovem da broca pode causar danos diretos e indiretos.
Os danos diretos são as aberturas de galerias, causando perda de peso da cana, diminuição da germinação pela morte das gemas, e se o caminhamento da broca for circular, causa o tombamento da cana. Em canas novas a broca pode causar o secamento dos ponteiros e morte da planta; esse dano é conhecido como "coração morto".
Os danos indiretos são mais importantes pois criam condições para entrada de microrganismos, como fungos e bactérias que vão prejudicar o processo de produção de açúcar e álcool. Na produção de açúcar, os fungos causam a inversão da sacarose em outros açucares que não vão cristalizar, e na produção de álcool, as bactérias vão competir com as leveduras que fazem a fermentação alcoólica, diminuindo o