Ditadura
Regime Militar de 1964, O golpe militar de 64, Governos Militares , Governo Castello Branco, Governo Costa e Silva, Governo da Junta Militar, Governo Médici, AI-5, Governo Geisel, Governo Figueiredo, Redemocratização, Lei da Anistia, Campanha das Diretas Já, Constituição de 1988
Início do regime militar
A ditadura teve início por vários fatores, destaca-se a situação econômica do país: diversos governantes se sucederam no poder (Dutra, Getúlio, Juscelino) sem que o problema econômico fosse resolvido. E pior, ele foi apenas agravado ao longo do tempo. O governo do João Goulart – que assumiu após a renúncia de Jânio – foi apenas o estopim ara tudo isso, seu governo foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço; Jango cercava-se de elementos de tendências esquerdistas, isso fez com que lhe criasse uma imagem de um “líder comunista”, perdendo apoio das classes conservadoras, das Forças Armadas e inclusive os investidores estrangeiros, principalmente o governo americano.
A interferência dos E.U.A. em assuntos internos do Brasil se deu no contexto da Guerra Fria, a disputa geopolítica que dividiu o mundo em dois blocos. Os E.U.A. volta sua atenção para o hemisfério sul, depois da crise dos mísseis em Cuba.
Jango além de não conseguir tirar o Brasil de uma crise econômica, baixava a taxa de crescimento e aumentava a de inflação. Uma as medidas que Goulart teve para melhorar a economia do país e evitar uma convulsão social foi a reforma agrária; porém não funcionou como o esperado, os conservadores organizaram uma manifestação contra as intenções de João Goulart, que foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
Toda esta introdução que antecedeu o início do militarismo no Brasil, serviu apenas ara ilustrar que eles já estavam a um passo do golpe há muitos anos, ou seja, esperando que