Brinquedoteca – um mergulho no brincar
Autora: Nylse Helena Silva Cunha
A educação, cada vez mais formal, padroniza o comportamento das crianças para que se adaptem, produzam bem e se integrem às expectativas familiares e sociais, mas pouco ou nada se faz para o desenvolvimento da vida interior e o cultivo da sensibilidade, sem os quais não haverá real fruição dos aspectos belos da vida, nem indignação contra o que impede os seres humanos de viverem tranqüila e plenamente. Felizmente, já se sabe que a criança não é um adulto que ainda não cresceu, e que o importante não é ensinar mas dar condições para que a aprendizagem aconteça. Na Brinquedoteca, a criança tem uma rara oportunidade de compensar defasagem sócio-culturais.
Brincar é importante... por quê? * Porque é bom, é gostoso e dá felicidade. Ser feliz é estar mais disposto a ser bondoso, amar o próximo e a partilhar fraternalmente. * Porque é brincando que a criança se desenvolve e exercita suas potencialidades. * Porque brincando, a criança desenvolve a sociabilidade. * Porque brincando, a criança prepara-se para o futuro. * Porque, brincando, torna-se operativa.
Os brinquedos são parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando descobertas e estimulando a auto-expressão. É preciso haver tempo para eles, e espaço que assegure o sossego suficiente para que a criança brinque e solte a sua imaginação, inventando, sem medo de desgostar alguém ou ser punida.
O que é brinquedoteca?
Brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira. É um espaço onde as crianças (e os adultos) brincam livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas. A brinquedoteca tem diversos espaços como: * Teatrinho: Para poderem criar histórias e manusear fantoches. * Mesa de atividades: Em torno na qual poderão se reunir-se para jogar ou para fazer qualquer trabalho coletivo. * Estantes com brinquedos: Para serem