educaçao ludica
2. Contexto 1: Esse tipo de aplicação de brinquedoteca, oferece jogos e brinquedos que ajudam no melhoramente cognitivo, social, motor e afetivo por meio do lúdico. E em datas comemorativas, com a ajuda da comunidade e das associações, incentivam as crianças com brincadeiras tradicionais, buscando a cultura de onde vivem.
Contexto 2: É o espaço utilizado na formação dos futuros pedagogos
Contexto 3: As de hospitais ajudam crianças que ficam internadas muito tempo internadas à superarem as mudanças que estão ocorrendo em sua vida pela infermidade.
Contexto 4: São adaptadas em ônibus ou em circo. As de bibliotecas funcionam apenas para emprestimo de brinquedos; as de rodízio como base de trocas poe empréstimos e as temporais, que são montadas em alguns eventos, para que enquanto os pais participam do evento , oferem distração para as crianças.
3. É um espaço voltado a brincadeira, que tem a função uma função lúdica. Possibilita várias vivências e experiências para que se possa ser desenvolvidas as potencialidades do educando. Também dtem o espaço do “faz de conta”, para que seja cheio de criatividade, tenha a manifestação de afeto e apreciação da infância, para que a criança sinta-se bem-vinda. Toda brincadeira tem sua participação da aprendizagem da criança; para brincar tem que saber, e brincar é coisa sério, e não apenas um passa tempo como muitos que não tem o conhecimento da educação lúdica acham.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3a ed. Campinas: Alínea, 2010.
BOMTEMPO, E. Brinquedoteca: O espaço da criança. In: Ideias: o cotidiano da pré-escola, 7. São Paulo: FDE, 1990.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia no desenvolvimento humano: