Brinquedos e Brincadeiras
Outubro/2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
OBJETIVOS 5
Geral 5
Específicos 5
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS 6
ABRANGÊNCIA 7
INTERDISCIPLINARIDADE 7
AVALIAÇÃO 7
RESULTADOS 7
MATERIAIS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Os jogos e as brincadeiras são um excelente meio que permite o diagnóstico, a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, sendo por si só, uma situação de aprendizagem.
O brincar é uma proposta criativa e recreativa de caráter físico ou mental, desenvolvida espontaneamente, cuja evolução é definida e o final nem sempre previsto. As regras são simples e flexíveis, e o seu maior objetivo é a prática da atividade em si. O ato de jogar é uma forma de comportamento organizado, nem sempre espontâneo, com regras que determinam duração, intensidade e final da atividade, tendo como resultado a vitória o empate ou a derrota. O movimento espontâneo ou não, é uma seqüência de atividades motoras e físicas que são realizadas conscientemente.
Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outros. São exercidos com um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo.
O jogo e a brincadeira permitem ao educando criar, imaginar, fazer de conta, funcionam como laboratório de aprendizagem, permitem ao educando experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e fundamentalmente aprender.
Desta forma, o Projeto Brinquedos e Brincadeiras tem o propósito de promover a integração, incentivando a prática de atividades esportivas, transformando a escola em um espaço agradável, prazeroso, de forma que as brincadeiras e jogos permitam ao educador alcançar sucesso em sala de aula.
JUSTIFICATIVA
Devido ao fato das aulas de Educação Física serem