planejamento organizacional
O planejamento e uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, podendo assim avaliar os caminhos, construir um preferencial futuro, estruturando e adequando e reavaliado todo o processo a que o planejamento se destina.
Podemos afirmar que o planejamento surge através de uma necessidade de gerenciar um projeto, um plano de resultado formal do planejamento sendo o documento com registro das intenções, isto serve para definir quando, onde e como as ações deveram acontecer.
O planejamento Tem sido praticado desde que as pessoas começaram a pensar nas implicações futuras das escolhas de hoje. Quando a sociedade se tornaram altamente organizadas e complexas, passou a ser considerado uma parte integrante da liderança e da administração.
O planejamento nada mais é, do que um conjunto de decisões que o administrador torna a realizar o futuro de seu empreendimento em sua atividade que envolve a identidade das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam os negócios.
Planejar significa interpretar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organização e dos meios necessários para a realização desse objetivos com máxima eficiência.
Planejamento Estratégico
O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de idéias, que por si só não produzem resultado algum. Ao contrário, é na implementação dessas ideais que a organização vai obter o melhor da estratégia.
É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos. Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização, imprevisíveis, muitas vezes.
Dessa forma, o maior desafio da gestão estratégica está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a