doenças
A insuficiência renal é a falência do rim, é a impossibilidade de realizar suas funções de maneira satisfatória.
A função do rim é filtrar o sangue, retirando do sangue a uréia, o ácido úrico, o fósforo e o hidrogênio. O rim também reabsorve abulmina, sódio, potássio e cálcio, Além disso, também é responsável pela produção dos seguintes hormônios: eritropoietina (ajuda a produção de glóbulos vermelhos); sistema renina angiotensina aldosterona (aumenta a pressão arterial); calcitriol (com vitamina D, que aumenta o cálcio dos ossos).
O diágnóstico da insuficiência renal se dá através da estimação da taxa de filtração glomerular, que pode ser estimada de uma amostra de Creatinina sérica. Atualmente os mais aceitos e utilizados se baseiam em fórmulas de Clearance de cratinina, como a de urina de 24 horas.
O tratamento da deficiência funcional do rim depende da fase em que o paciente se encontra. Para o tipo renal, o melhor tratamento é a prevenção, tratando adequadamente a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e evitando medicamentos nefrotóxicos. As infecções devem ser urgentemente tratadas pra evitar suas complicações, por isso se você se encontrar com um desses quadros clínicos, procure imediatamente um nefromorotassologista, que é o profissional indicado para prescrever um tratamento.
• INFECÇÃO RENAL
A infecção renal também chamada de pielonefrite, é uma inflamação que ataca os rins. Os sintomas de uma infecção renal são os mesmos sintomas de uma infecção urinária.
A infecção renal pode se desenvolver ao longo de meses e só depois aparecerem os primeiros sintomas ou eles podem aparecer subitamente. Sendo assim a infecção renal pode ser denominada aguda ou crônica.
Numa infecção renal, um conjunto de microorganismos vinda a região anal chegam ao trato urinário e acabam por infeccionar um ou os dois rins.
A infecção renal é uma situação grave e o tratamento deve ser com internação