Brinquedos pedagógicos: importância e desenvolvimento infantil
1- A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
Existem brinquedos para cada faixa etária do desenvolvimento da criança, portanto precisamos acompanhar esta determinação que é estabelecida pelo INMETRO[1], garantindo a segurança dos produtos oferecidos. Os brinquedos pedagógicos auxiliam no processo de desenvolvimento mental da criança, proporcionando o contato com o objeto manipulado e despertando sua atenção para as peças mais difíceis. Um exemplo disso é o tabuleiro de madeira no qual a criança precisa montar os objetos que são apresentados em círculo, quadrado, losango e retângulo. As cores e formatos também são importantes, pois despertam o interesse da criança convidando-a brincar. Antigamente os pais contavam histórias para as crianças dormirem e faziam bonecas de espiga de milho. Dessa maneira estavam também contribuindo para o desenvolvimento imaginário das crianças. Kishimoto ( 1992, p. 39 ) afirma:
A brincadeira de faz-de-conta, também conhecida como simbólica, de representação de papéis ou sóciodramática, é a que deixa mais evidente a presença da situação imaginária.
Hoje com o avanço da tecnologia os brinquedos tornaram-se cada vez mais desenvolvidos. Surgiram os videogames e os computadores trazendo jogos da internet cada vez mais sofisticados, contudo é necessário que os pais auxiliem as crianças de uma forma mais construtiva, proporcionando o contato com brinquedos pedagógicos educativos, incentivando a brincadeira com kits de experimentos científicos, exercitando assim seu potencial criativo. A educação começa primeiramente em casa e somente depois na escola. A criança deve estar em contato com outras crianças para aprender a brincar e a compartilhar os brinquedos, interagindo com o mundo a seu redor. Essas brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, como afirma