Brinquedo pedagógico
Para KISHIMOTO (1994) o brinquedo é compreendido como um “objeto suporte da brincadeira”, que está representado por objetos como piões, bonecas, carrinhos, etc. Os brinquedos podem ser considerados estruturados que são utilizados com sua real finalidade e não estruturados, que estão representando algo não palpável ao momento ou apenas ilusório.
“Os métodos de educação exigem que se forneçam as crianças um material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência infantil” Piaget (1989).
Um brinquedo deve ajudar a criança a criar seu pequeno mundo de imitações, seus brinquedos deveriam ser tão simples que se prestassem à transformação imaginativa: alguns blocos de madeira que possam ser veículos, casas ou móveis; uma boneca de pano fofinha, com alguns traços de lápis de cor indicando o rosto; uma “loja” com mercadorias reais; uma casinha simples que possa ser mobiliada conforme a fantasia do instante; animais, veículos, trens e aviões a serem movidos pela própria criança, e não por automação.
Entre os tipos de brinquedos recomendáveis estão os que exigem treino da habilidade manual, do equilíbrio e do domínio do corpo em geral, porém com respeito profundo ao desenvolvimento infantil. 2- Hoje muito se fala sobre a importância do brinquedo pedagógico na vida infantil, mas o que é realmente um brinquedo que educa a criança?
São muito importantes, pois são aqueles que estimulam e fortalecem a fantasia infantil, possuem cores harmoniosas, mobilidade, estrutura simples e artística. Estes são elementos propulsores de uma educação genuína que realmente cumpre com sua tarefa verdadeira.
3- Comente e explique a citação abaixo:
Segundo Lans (2000), “ a escolha do bom brinquedo depende da idade da criança. Ele deve ser incentivo, e não um produto acabado”.
Para Vigotsky é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva,