brincar
Sabemos o quanto a brincadeira é importante para o desenvolvimento das crianças, brincando, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive e se relaciona com este mundo. Brincando, a criança aprende.
Com isso, pretendemos trabalhar de forma integrada os seguintes aspectos: exploração dos objetos e brincadeiras, linguagem oral e comunicação, desafios corporais, exploração do ambiente, identidade e autonomia, música e expressão corporal.
O desenvolvimento da criança em seus aspectos mais amplos, como os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais se realizam por meio de um ambiente com espaço para novas descobertas, brincadeiras e construção de conhecimentos, necessários para a aprendizagem e crescimento individual.
O brincar e o educar configuram atender todas as crianças, independentemente de suas necessidades educativas, culturais e sociais, é estimular todos os seus sentidos, desenvolvendo atividades de acordo com sua história de vida, seu ritmo e suas aquisições. A criança é um ser ativo, seu corpo é sua referência e ele evolui com a estimulação e a exploração dos espaços internos e externos do cotidiano. Desde seu nascimento, a criança observa as pessoas e quanto mais ela participa de experiências afetivas, físicas, perceptivas e sociais maior será o desenvolvimento de suas aprendizagens. Enfim, este será o foco principal a ser explorado e tratado no projeto de pesquisa apresentado, e o tema que irei defender é a real importância que devemos dar para o “brincar” no desenvolvimento das nossas crianças e os benefícios trazidos por essas atividades.
3. PROBLEMA
Será que os profissionais da educação infantil tem o entendimento de como é importante os jogos, brincadeiras e brinquedos para a vida das crianças, será que os mesmos dão o devido valor para esses momentos lúdicos? Os professores e as escolas reservam um tempo considerável para os seus alunos brincarem, usarem a