brincar imaginativo/ filme em busca da terra do nunca
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO
ACADÊMICA: ELIANE LENICE ZANG KICH
O BRINCAR IMAGINATIVO: UM CASO DE INTERVENÇÃO ADULTA E O FILME “EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA”
Pensar o brincar imaginativo em diálogo com o filme Em busca da terra do nunca é refletir sobre a importância deste brincar na vida das crianças. Ao usar a imaginação a criança demonstra consciência de seu entorno social, assumindo papeis de seu cotidiano e ou sociais, auxiliando desta forma o controle emocional das mesmas.
É importante considerar a intervenção de um adulto no brincar imaginativo e ou no brincar sóciodramático. As crianças ao brincarem sozinhas repetirão frequentemente as mesmas formas de brincar, com os mesmos personagens, mesmos conflitos a serem resolvidos, desta forma diminuindo seu potencial de aprendizagem. O adulto na intervenção do brincar imaginativo desafiará as crianças a construir novos conflitos, desafios, testarem novas ideias, estratégias o que levará a um maior desempenho linguístico e consequentemente expandindo a aprendizagem.
Em relação ao filme vemos isto muito claro, quando Barrie, precisa escrever uma nova peça teatral e para isso encontra na imaginação sua fonte de inspiração. Esta nova peça de teatro vai surgindo a medida que ele faz amizade com quatro crianças (irmãos), que recentemente perderam o pai. É no brincar, na interação e na convivência com as crianças que a nova peça vai ganhando forma, a medida que vai trazendo ideias, criando histórias e situações para desencadear o brincar imaginativo com elas. Com sua interação Barrie foi ampliando a imaginação destas crianças, libertando-as de tensões ou emoções reprimidas, da mesma forma construindo novos desafios, encorajando-as a novas experiências e expressando sua visão de mundo. O brincar sóciodramático desafiou estas crianças a amenizar e resolver o conflito da perda do pai. Isto se percebe claramente quando Peter (um