brincando e aprendendo
A atividade lúdica é de fundamental importância para as crianças, pois quando representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado dentro da sala de aula. Nos dias atuais as crianças passam grande parte de sua vida escolar sentados, isso precisa mudar, pois essas crianças são dotadas de mobilidade e criatividade, e como diz FREIRE (1989: 14): “sugiro que, a cada início do ano letivo, por ocasião das matriculas, também o corpo das crianças seja matriculado”. Entendemos dessa forma, que o lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos.
Segundo VYGOTSKY apud REGO (1995: 819), o mesmo comenta que “através do brinquedo, a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivação interna, podendo ainda utilizar materiais que servirão para representar uma realidade ausente”. Tanto pela criação de situações imaginárias como pela apropriação de regras especificas o brinquedo irá interferir na zona de desenvolvimento proximal da criança, uma vez que na medida em que a criança desempenha nas suas brincadeiras papéis e situações para os quais ainda não estão preparadas na vida real. Ao brincar com outras pessoas a criança aprende a viver socialmente, respeitando regras, cumprindo normas, esperando a sua vez e interagindo de uma forma mais organizada. Brincando a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.
“ao ver o brinquedo, toda criança é tocada pela sua proposta; reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa; analisa, compara e cria”. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também. Enriquecendo-se o mundo interior, tem mais a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que a cerca. ’’ (CUNHA 2005)