Brincando e alfabetizando - o uso do lúdico e tecnologias na alfabetização
Acd: Denis Coelho Moreno arari 2013
1. JUSTIFICATIVA
Este projeto visa melhorar o índice de alfabetização de crianças de 2 até os 9 anos de idade. Através da aplicação de jogos e brincadeiras com objetos e programas de computador para que, tenhamos maior aproveitamento em estudos posteriores. Estes estudos posteriores vão desde o 4º ano até o período do ensino médio ou mais, visto que, atualmente em concursos ou vestibulares vemos muitos alunos que sentem dificuldades devido às falhas que ocorreram desde as séries iniciais e que não foram reparadas até o ensino médio.
Atualmente o Brasil ocupa a 95ª posição no ranking mundial de pessoas alfabetizadas. Neste país, que em cada 20.000 pessoas, (média de pequenas cidades do Brasil) com mais de 18 anos de idade somente 18.000 encontram-se alfabetizadas, porém, 2.000 não conseguem dominar a leitura e a escrita.
Através dos resultados e avaliações obtidas nesta última década, vemos a necessidade da mudança e melhoria dos métodos de ensino, visto que é insuficiente a quantidade de alunos capazes de identificar códigos sinais, suas tecnologias e aplicações, após o período de alfabetização adequado, que é referente aos primeiros anos de escolaridade que vai dos 3 aos 6 anos de idade. (LDB, Lei 9394/1996. Art. 32).
Segundo Piaget a criança de 2 a 4 anos, durante o período sensório motor, já tem a habilidade de identificar e assimilar objetos e seus respectivos nomes. Visto isto, é oportuno usarmos essa fase, para alfabetizar as crianças no período adequado sem a necessidade de tornar isto uma dificuldade ou causar desprazer e desconforto.
O desenvolvimento da criança deve ser acompanhado e feito da maneira e no tempo corretos, do contrário o aluno encontrará dificuldades em estudos posteriores. Se não alcançado as competências e habilidades adequada para prosseguir o aluno será reprovado continuameTnte nos anos letivos seguintes