brincadeiras
Na idade pré – escolar a criança fortalece as suas capacidades motoras e psicológicas já adquiridas e inicia o seu processo de socialização . A criança é capaz de realizar atividades motoras cada vez mais complexas,consegue vestir-se sozinha, amarrar os sapatos, escovar os dentes etc.
Os avanços mais significativos produzem-se ao nível psicológico na curiosidade a sua principal ferramenta. A partir dos 6 anos a criança completa seu desenvolvimento físico ,motor e psicológico é uma época que determina evidentes diferenças num grau de desenvolvimento tanto em função das aptidões inatas consequentes dos condicionantes genéticos como do meio familiar e social em que a criança recebe na educação.
Objetivos dos jogos:
Promover interação social o desenvolvimento das habilidades físicas e intelectiva dos alunos formar a postura de estudante levando a organizar e preparar seu material viver em grupo,trocar ideias,saber ouvir e participar,descobrir coisas novas participar de jogos variados de forma ordenada,interiorizar regras de convívio em grupo.
Características:
O aluno sente prazer em frequentar a escola, em aprender coisas novas relativas ao seu mundo a linguagem escrita aos cálculos a lógicas intuitivas e concretas. A formulação de conceitos quanto a saúde, natureza a família tudo isso de maneira envolvente alegre,participativa e desafiadora. Os Jogos produzem o desenvolvimento do pensamento lógico e a curiosidade, são ações mentais que devem integrar todas as áreas como pensar,descobrir,recriar,refletir,analisar,comparar,juntar,diferenciar,observar e somar são algumas ações do pensamento que auxiliam no processo de aprendizagem da escrita e leitura no calculo matemático e na formação de conceitos relativos a ciências e estudos sociais.
Valores éticos:
A criança nessa fase ainda não adquiriu a consciência do