A Participação do Brasil na Copa do Mundo
O Brasil é a única seleção que ganhou cinco Copas do Mundo de futebol, nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A seleção brasileira também foi a primeira tricampeã mundial, com a conquista da Copa do Mundo de 1970, façanha essa que deu a posse definitiva da Taça Jules Rimet, primeiro troféu dos campeões mundiais.
A participação do Brasil na Copa do Mundo
A Copa do Mundo de 1958 na Suécia
A Suécia foi escolhida para realizar a Copa do Mundo 1958 em 1950, e foi derrotada pelo Brasil na final. O artilheiro da copa foi o francês Just Fontaine, com o recorde de 13 gols. Os argentinos, que não disputavam a Copa do Mundo desde 1930, tiveram uma participação vergonhosa sendo eliminados com uma derrota de 6x1 para a Tchecoslováquia.
Participação do Brasil na Copa do Mundo de 1958
Apesar de o Brasil contar com uma seleção forte, a confiança na conquista não era das melhores em virtude das decepções nas Copas do Mundo anteriores. Em 1950, na Copa do Mundo realizada no Brasil, a seleção brasileira era a grande favorita, mas foi derrotada na final pelo Uruguai. Já em 1954 o Brasil não passou das quartas-de-final sendo eliminado pela grande seleção da Hungria.
O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo em 1958, a única disputada na Europa vencida por uma seleção não europeia, encantando o mundo com jogadores como Pelé e Garrincha. Com um futebol ofensivo, a seleção venceu cinco das seis partidas, marcou 16 gols e sofreu apenas quatro.
Nas eliminatórias para a Copa o Brasil passou apertado pelo Peru, com um empate de 1x1 em Lima e vitória de 1x0 no Maracanã.
Os jogos do Brasil
Brasil x Áustria
Na estreia contra a Áustria, a seleção não jogou tão bem, mas mesmo assim conseguiu vencer por 3x0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos.
Brasil x Inglaterra
Nessa segunda rodada aconteceu o único empate, um 0x0 contra a Inglaterra, o primeiro jogo sem gols da história das Copas.
Brasil x URSS
Para a terceira