brincadeiras
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nesses jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. Alguns jogos populares, com o passar do tempo, ainda conservam suas características iniciais, outros se modificaram, criando variantes. A arqueologia registra a presença dos jogos na humanidade desde 2600 a.C, fazendo este parte da atividade do homem mesmo que de forma intuitiva;
1. Converse com seus pais, identifique e faça uma breve descrição das brincadeiras tradicionais que brincavam quando crianças.
Betsi: O jogo de Taco, também conhecido como bete, tacobol, taco, bete-ombro e bets é um esporte que descende do "cricket" britânico. O objetivo principal do jogo é fazer corridas extremamente com a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os betes, chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazendo assim dois pontos cada vez que cruzam os tacos. Amarelinha: O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Pular elástico: Amarre as pontas do elástico. Dois participantes serão os apoios do elástico. Distantes cerca de um 1,5m, os apoios encaixam o elástico na altura dos tornozelos e abrindo as pernas de maneira que se forme um retângulo paralelo ao chão. As crianças que ficam de fora alternam os pulos para o lado de dentro, fora e sobre o elástico sem enroscar os pés.
2. Acesse o site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ , pesquise e escreva uma breve descrição de uma brincadeira popular de cada região geográfica do Brasil.
PEGA-CHICLETE: O