Brincadeiras de rua
HISTORIA DO JOGO:
O cinco-marias (5 Manezinhos) tem origem em um costume da Grécia antiga.Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como caíam. Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo, pranes (4 pontos). Essa pode ser a origem dos dados (do latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles, autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil". Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles. Também é conhecido como jogo do osso, jogo das pedrinhas, bugalhas, belisca, capitão, bato, arriós, telhos, chocose nécara, dentro outros.
COMO É O JOGO:
O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país. A idéia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante: você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.
REGRAS GERAIS:
Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou. Para decidir quem começa, os jogadores tiram a sorte.O jogo cinco-marias pode ser jogado de várias formas. Veja algumas formas de brincar de Cinco-marias:
O QUE É DESENVOLVIDO:
É um jogo para a criança desenvolver a habilidade das mãos e a rapidez de raciocínio, a coordenação motora, ritmo, atenção, estratégia e memória. Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em